Fidelizar clientes: dicas para a Black Friday

A Black Friday de 2021 está chegando e você precisa preparar o seu negócio para conquistar bons resultados durante e após o “evento”. Isso porque alguns números já mostram que essa pode ser considerada uma das maiores da história em nosso país, sendo uma ótima data para fazer vendas, mas, também, para fidelizar clientes.

Segundo o site Ecommerce Brasil, o faturamento da Black Friday de 2020 foi 47% maior que o de 2019, se tornando uma das datas mais importantes para o comércio. Ressaltando que é o comércio em geral, pois independe de serem grandes empresas, PMEs, ecommerces, lojas físicas.

E, mesmo o ano passado sendo complicado em inúmeros aspectos, foram R$ 5,76 bilhões equivalentes ao final de semana do evento (sexta, sábado e o domingo). Ou seja, com todas as dificuldades, todos os problemas econômicos, os números mostram resultados positivos e geram otimismo para o evento deste ano.

Sendo assim, a sua empresa precisa estar sempre preparada para conseguir novas vendas, mas manter o foco em fidelizar os consumidores para manter bons números o ano inteiro.

Indicação de conteúdo – black Friday, o que a sua empresa deve fazer.

Black Friday e a fidelização de clientes

Muito se fala em como aumentar as vendas, como se preparar para a data, mas pouco sobre como aproveitar esta “data” para conseguir fidelizar clientes.

Então, para ajudar o seu negócio neste quesito, listamos as 5 dicas mais importantes para você conseguir excelentes resultados. Vamos lá?

#1 Tudo começa com boas estratégias

Como esse é um período de alta demanda, você precisa estar preparado estrategicamente. É necessário contar com estratégias elaboradas para o seu tipo de negócio, para suprir todas as necessidades. Isto é, ter boas ações para operações internas, faturamento, logística e, claro, de atendimento para o pós-venda.

O pós-venda é essencial para fidelizar clientes, pois, na maioria das vezes, é através dele que isso acontece. Então tire um tempo maior para planejar tudo o que será feito neste setor.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
banner de consulta horaizontal

#2 Surpreenda os seus clientes

Um fato muito comum, realizado por empreendedores, é o oferecimento de algum desconto ou mesmo brinde nas primeiras compras. E aí acontece de aqueles clientes receberem e-mails marketing, mensagens, mas nada que seja personalizado e feito para eles.

Por isso, a sua empresa deve realizar ações que façam essas pessoas terem uma relação com o seu produto ou serviço, que ela seja lembrada por ter feito algo diferenciado. Um exemplo bem simples: uma empresa de roupas, que manda uma cartinha com o nome da pessoa, dizendo que ficou feliz pela compra, que já faz tanto tempo que ela se relaciona com a marca e umas balinhas. Simples e eficiente.

Pense em como você gostaria de receber a sua compra, sabe? Afinal, todo mundo gosta de ser surpreendido de vez em quando e lembrado sempre.

#3 Problemas? Hoje não!

Nós todos sabemos que problemas acontecem, mas existem ocasiões em que você precisa resolver antes que o cliente se dê conta. E, na Black Friday, quanto mais você se antecipar, melhor vai ser para ambas as partes.

É importante lembrar que, nessas datas, as pessoas estão com pressa para comprar os seus itens pelo melhor preço. Então quando a sua empresa tem qualquer problema na jornada estabelecida, ele desiste e corre para o concorrente.

Dessa maneira, é preciso estar atento para encontrar logo o erro e efetuar a melhor resolução possível, sem que o cliente perceba. Isso vai fazer com que a sua empresa conquiste a confiança das pessoas, além de demonstrar preocupação, dedicação e um ótimo desempenho.

#4 Não dificulte, jamais, o processo de troca e devolução

Se você quiser mesmo fidelizar um cliente na Black Friday, pense em um processo simples, rápido e eficiente para troca e devolução de produtos.

Lembre-se que houve uma expectativa de receber aquela compra. E, acredite, não é sempre que o seu produto vai agradar as pessoas ou não apresentar algum tipo de defeito.

Logo, é essencial ter uma política transparente, justa e que seja realizada rapidamente para que esse cliente, que veio a ter algum tipo de problema, se sinta bem com a solução apresentada. Tudo isso vai ajudar a fortalecer o bom relacionamento e a confiança.

#5 O dinheiro do seu cliente tem muito valor

Dinheiro é sempre bom, não é mesmo? Mas na Black Friday ele tem um valor muito maior.

Pense que esse cliente tinha muitas opções para gastar o seu dinheiro, mas ele confiou na sua empresa. Ele achou o seu produto bom, o seu preço bom, a sua estimativa de entrega boa e até mesmo o atendimento, se em algum momento ele precisou.

Portanto, se acontecer dele precisar de um reembolso, oferte um vale compras, faça uso de cashback ou mesmo um bônus para que a situação seja resolvida rapidamente e ele volte a comprar na sua empresa.

Essas foram as nossas 5 dicas para que o seu negócio consiga fidelizar muitos clientes nesta Black Friday. Temos certeza de que se você seguir todas elas, a sua empresa vai conquistar excelentes resultados neste ano e nos demais.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/black-friday-dados-2020/

banner horizontal solucao em credito