Filmes-Empreendedorismo-CDL

Ser empreendedor no nosso país não é nada fácil, não é mesmo? Mas nem tudo está perdido!

Não importa se você está no sofá da sua casa com um balde de pipoca, no seu quarto embaixo das cobertas, com a sua família ou em uma viagem, em todos esses momentos você pode ver uma bela história e aprender algo que pode ser aplicado na sua empresa.

Saiba que, independentemente de onde você estiver, é possível se inspirar, ter novas motivações ou mesmo bons aprendizados através de diversos filmes, onde empreendedores contam suas trajetórias, mostram versões positivas e negativas.

Isso porque, para empreender, é necessário ter muita força de vontade, coragem e persistência. Assim, você pode conhecer novas possibilidades através de personagens inspirados em histórias reais, ou fictícios, onde eles nos revelam como fizeram para colocar suas ideias em prática ou mesmo como não desistiram diante de tantos problemas.

Então chega de enrolação, pois preparamos um ranking com 5 filmes incríveis, que vão falar de empreender em situações nada óbvias, superar adversidades e muito mais. Confira!

5ª Posição – Uma mente brilhante

Filme de 2002
Elenco: Elenco: Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly

Inspirado em fatos da vida de Jonh Forbes Nash Jr., esse filme serve de incentivo para muitos, pois ele motiva as pessoas a superarem os seus limites, já que ele era um grande matemático que sofria de esquizofrenia.

Mesmo passando por diversos tratamentos e dificuldades, ele não abandonou o seu objetivo e conquistou o Prêmio Nobel da Economia, em 1994, graças a sua grande teoria sobre jogos.

4ª Posição – Coco, Antes de Chanel

Filme de 2009
Elenco: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola

Como uma mulher poderia ser dona do seu próprio negócio em décadas passadas, se isso era considerado inadmissível pela sociedade?

Neste filme, a personagem Gabrielle Chanel nos mostra que as críticas não podem amedrontar um empreendedor, muito menos afastá-lo de seus propósitos.

Um ótimo exemplo de empreendedorismo feminino, Coco, Antes de Chanel conta como uma mulher pobre, viu uma oportunidade na costura para melhorar de vida e revolucionou a moda, utilizando como inspiração as peças masculinas para criar vestimentas femininas.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
banner de consulta horaizontal

3ª Posição – O Jogo da Imitação

Filme de 2015
Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode

Essa é uma história que traz muitas reflexões para quem é empreendedor, pois, mesmo se passando na Segunda Guerra Mundial, ela traz ensinamentos bem atuais.

O filme conta a história de Alan Turing, matemático britânico que recebe a missão de decifrar mensagens criptografadas, vindas da Alemanha, em 18 horas. Mas, mesmo ele sendo um grande gênio, tinha muitos problemas com o trabalho em equipe, preferência pela solidão e dono de uma grande arrogância.

Por isso, o que deve ser observado, nessa incrível história, é que se você quer mesmo se tornar um empreendedor de sucesso, precisa saber liderar, acreditar na importância do seu trabalho e trabalhar junto com o seu time.

2ª Posição – Jobs

Filme de 2013
Elenco: Ashton Kutcher, Dermot Mulroney, Josh Gad

Como falar de empreendedorismo, de ser empreendedor, e não citar esse homem? É impossível!

O filme vai mostrar momentos decisivos da vida de Steve Jobs, passando por seus momentos em uma garagem, com o seu primeiro Macintosh, até chegar no iMac.

Esse grande CEO pode proporcionar muitos ensinamentos, mas o que fica dessa história é que você precisa ser o melhor. Você pode não ser o primeiro a ter uma ideia, colocar ela em prática, mas precisa ser o melhor.

Afinal, ideias boas todas as pessoas possuem, mas só se sobressaem os que as executam da melhor maneira. Então busque alternativas para fazer o ‘mesmo’, porém de forma diferente.

1ª Posição – Walt Antes do Mickey

Filme de 2014
Elenco: Jodie Sweetin, David Henrie, Jon Heder

Se a segunda posição ficou com o dono da maçã mais conhecida desse mundo, o primeiro lugar só podia ser do proprietário do rato mais conhecido desse universo.

A empresa Walt Disney acabou se tornando um grande império, que encanta milhares de pessoas. Porém, essa evolução não aconteceu de um dia para o outro.

Mesmo sendo uma pessoa muito criativa, a família de Walt achava que seus desenhos não passavam de bobagens e que ele estava, na verdade, perdendo tempo com eles (tenho certeza, que você, assim como eu, está pensando: como que pode isso?).

E a grande lição que esse filme traz não poderia ser outra: a de nunca desistir dos seus sonhos, acreditar em você como empreendedor, nos seus talentos e nas suas capacidades, mesmo tendo pessoas por perto dizendo o contrário.

Bônus – Estrelas Além do Tempo

Filme de 2017
Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe

Calma que ainda não acabou!

Eu sei que eram apenas 5 filmes, mas existem tantos com lições valiosas. E eu não poderia deixar de fora o filme Estrelas Além do Tempo.

Esse filme incrível, conta a história de um grupo de mulheres mais incríveis ainda, onde elas precisam provar suas competências, em meio a Guerra Fria, na empresa em que trabalham, a Nasa.

E essa narrativa traz pontos extremamente importantes, como a quebra de barreiras que elas enfrentaram contra o machismo e o preconceito racial, deixando uma grande lição ao expectador, seja ele empresário ou não.

Agora sim, chegamos ao final! Espero que você tenha gostado dessa seleção e que ela possa inspirar você como empreendedor e como pessoa também.

E se você achou que faltou algum filme, deixe sua sugestão nos comentários. Pode ser que tenha uma parte 2 com a sua indicação!

banner horizontal solucao em credito