Régua-de-Comunicação-2

A comunicação, quando bem feita, é um potencial canal de aumento de vendas e fidelização de clientes. Por isso, ao manter contato com o cliente ou prospect, precisamos estar atentos a todos os detalhes do contato e saber onde e como impactar ele com a nossa comunicação.

Seja por ligação, campanha em rede social, e-mail marketing ou uma mensagem no WhatsApp, manter o contato com o cliente ajudará a fechar aquela venda e até mesmo fidelizar o cliente a sua marca.

Mapeando os clientes e entendendo o momento de cada um

O primeiro passo para ter uma régua de comunicação eficiente é ter bem mapeado a sua brand persona (um personagem que caracteriza a sua marca com linguagem, gostos e comportamentos, utilizada para guiar a comunicação da empresa na hora de se relacionar com o cliente).

Com isso feito, partimos para o funil de conversão e vamos identificando o que de melhor podemos entregar para o cliente ou prospect em cada momento. É importante enviar a comunicação certa de acordo com o momento dele, por exemplo:

Topo do Funil: mostrar os benefícios do seu produto, sua qualidade e diferenciais.

Meio de Funil: ele já conhece o seu produto, então é hora de uma tratativa especial e com mais atenção, entregando informações específicas e personalizadas para ele.

Fundo de Funil: o momento de concluir a venda, dar um último incentivo para ela ser concluída e/ou fazer o pós-venda, fidelizar o lead e fazer com que ele volte a consumir o seu produto ou faça um upgrade do que já usa.

Aqui desconsideramos a primeira etapa do funil que é a descoberta, porque partimos do momento em que o lead já demonstrou interesse pelo seu produto e autorizou você a enviar comunicações, como exige a LGPD.

Usando o WhatsApp Business para aumentar a velocidade de contato

O WhatsApp, hoje, tem mais de 2 bilhões de usuários ativos. Ou seja, é muito difícil encontrar alguém que não use ou, pelo menos, tenha instalado no celular. Dados da ferramenta nos mostram que 72% dos usuários olham o app todos os dias e 32% deles olham toda vez que recebem uma notificação. E, através desses dados, podemos perceber o potencial de chamar a atenção que o Whatsapp tem.

Na régua de comunicação, o WhatsApp tem a função de acelerar o contato, seja com um botão no site (que redirecione para o WhatsApp, onde acontecerá o primeiro contato) ou como um meio de contato rápido, para enviar uma promoção, mostrar um novo produto e, principalmente, manter o relacionamento com aquele cliente que já se fidelizou a sua marca.

A jornada do seu cliente dentro de uma régua de e-mail marketing

Para automatizar a comunicação e deixar ela mais prática, o e-mail marketing é uma excelente forma de trabalhar todas as etapas do funil de maneira assertiva.

Com o e-mail marketing é possível mandar uma mensagem de boas-vindas assim que o lead preenche o seu formulário, incluir ele em uma régua de newsletter mensal e mandar e-mails a cada etapa que ele avança no seu funil de conversão.

O ponto principal do e-mail marketing é melhorar o contato com o lead e deixar ele sempre por dentro das novidades do seu negócio, nutrindo com informações que possam ajudar ele a converter-se em cliente, e, quando já cliente, incentivando a consumir outros produtos.

Agora que sabemos a importância de uma régua de comunicação, como mapear os leads e as principais ferramentas para criar uma, é hora de incluir a sua base de contatos em uma régua de comunicação.

Essa parte é muito importante, pois a comunicação enviada deve sempre corresponder a fase em que o lead/cliente está. Por exemplo: se ele está em fase de fidelização, não podemos enviar um e-mail voltado para consideração, pois não fará sentido para o momento em que o cliente/lead se encontra (mais uma vez, ressaltamos a importância de ter muito bem mapeado a fase do cliente/lead).

Aqui podemos mesclar entre comunicação feita por WhatsApp Business e e-mail marketing, respeitando sempre um bom intervalo entre um envio e outro. Afinal, ninguém gosta de ser bombardeado por mensagens o tempo todo.

O importante é conhecer a sua empresa e produto, saber o que vocês entregam e para quem entregam, e, assim, definir uma boa régua de comunicação com o lead/cliente.

E, vale lembrar, que esses fluxos automáticos são muito abrangentes, podendo ser usados para melhorar o desempenho da sua empresa em diversas áreas, assim como vimos no post de Régua de Cobrança Automatizada.

Benefícios da régua de comunicação

Entre os inúmeros benefícios que uma régua de comunicação proporciona para a sua empresa, listamos abaixo os principais:

– Maior engajamento com a empresa;
– Aumento no número de vendas;
– Leads se convertendo em clientes;
– Facilidade para fazer upselling;
– Melhor experiência de compra;
– Ajuda na recuperação de cliente inativos.

Agora que você já sabe como funciona uma régua de comunicação, que tal começar a aplicar no seu negócio?