Na última semana, entre os dias 13 e 16 de janeiro aconteceu o maior evento de varejo do mundo, o Retail’s Big Show – NRF 2024, o Brasil esteve bem representado por diversas empresas do setor, incluindo a CDL São Paulo. Depois de mergulhar no mundo do varejo, nossa delegação trouxe novidades interessantes.

Além de visitar estandes e assistir a apresentações de grandes figuras do setor, como por exemplo: Earvin “Magic” Johnson (ex-jogador de basquete e CEO da Magic Johnson Enterprises) a NRF ofereceu uma ampla gama de atividades complementares que são tão importantes, senão mais, que o programa formal. Fazer networking com profissionais do setor, visitar lojas inovadoras e criativas nos Estados Unidos, participar de eventos patrocinados e conectar-se com parceiros de negócios que só podem ser encontrados no local, são oportunidades únicas para os brasileiros observarem, aprenderem e trazerem de volta lições valiosas do local de nascimento de grandes marcas como Nova York.

Durante essas visitas técnicas, o foco estáeve em conseguir uma jornada perfeita do consumidor, seja por meio de canais digitais ou físicos. Para as empresas que operam no espaço do retalho multicanal (omnichannel), o desafio é ainda maior, pois devem satisfazer os clientes com base nas suas preferências e, ao mesmo tempo, integrar novas tecnologias como inteligência artificial e automação. Mais uma vez, a NRF forneceu uma infinidade de ferramentas e caminhos a considerar neste contexto.

Ao enfatizar a importância da jornada do cliente, os varejistas estão pensando fora da caixa e criando novos níveis de experimentação de produtos e serviços que transformam verdadeiramente a experiência de compra. O visual merchandising nas lojas físicas passa a ser influenciado por novas tecnologias que potencializam o momento de compra dos clientes. Juntamente com a diversidade e a inclusão, isto prova que todos podem ter viagens personalizadas e adaptáveis ​​para satisfazer as suas próprias necessidades.

O que é necessário é se destacar no básico. Compreender o negócio e o que os consumidores esperam dele é crucial, e outra ferramenta importante para o conseguir, são os dados. Ao compreender o quê, quando, onde e como os clientes desejam consumir o que está sendo oferecido, os varejistas podem atender melhor às suas necessidades.

Por fim, tal como na NRF, onde existe uma grande variedade de opções de conteúdos, no mundo real, deparamo-nos com inúmeros caminhos a seguir. É fundamental focar e dedicar-nos ao que mais influencia o nosso dia a dia, de forma a adaptarmos as tecnologias que realmente têm um impacto significativo na jornada ideal do cliente.