Se você monitora regularmente sua pontuação de crédito, deve estar se perguntando por que esse número sempre está oscilando. A pontuação pode variar com o tempo, mas não há necessidade de se preocupar. Não cai sem motivo. É natural que flutue com base na sua situação financeira e em novas informações. Vamos entender como isso acontece e quando uma variação deve ser vista como sinal de alerta.

Por que a pontuação sobe e desce?

A pontuação de score, que varia de 0 a 1.000, representa a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses. Não é um rótulo ou um fator definidor para uma pessoa. Reflete um momento de sua vida financeira. Portanto, é esperado que o placar mude ao longo dos meses, pois há períodos de maior estabilidade e outros em que as finanças podem estar mais apertadas. O score Serasa reflete essas oscilações. Por exemplo, ações como obter um novo cartão de crédito podem impactar inicialmente a pontuação, mas à medida que as contas são pagas em dia, a pontuação tende a se recuperar.

Minha pontuação caiu: quando devo me preocupar?

Embora seja natural que a pontuação mude ligeiramente ao longo do tempo, é importante estar alerta quando ela cair para uma faixa de classificação inferior a 500 pontos.

Ou seja, se uma pontuação de 650 cair 50 pontos, não fará muita diferença no mercado, pois ainda é considerado bom. Porém, se a pontuação cair para 500 ou menos, entra em outra faixa com chances reduzidas de obtenção de crédito.

Lembre-se de que é crucial acompanhar sua pontuação e tomar as medidas adequadas para melhorá-la, se necessário.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
banner de consulta horaizontal

Onde consultar o seu score?

O SPC Brasil oferece a consulta gratuita do seu score de crédito. Para isso, você pode acessar o site ou o aplicativo do SPC Brasil: SPC CONSUMIDOR, baixe na play store ou apple store.

No site, basta acessá-lo de forma gratuita e informar o seu CPF. Na mesma página você pode fazer a consulta do seu score + positivo.

Além da consulta gratuita, o SPC Brasil também oferece serviços de consulta de score pagos, através da CDL São Paulo. Esses serviços oferecem mais informações sobre o seu score, como a sua pontuação detalhada e os fatores que influenciaram na sua pontuação.

Como melhorar o seu score?

Existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar o seu score de crédito:

  • Pague as suas contas em dia, inclusive os cartões de crédito.
  • Não atrase o pagamento de dívidas.
  • Tenha um histórico de crédito longo.
  • Use apenas uma pequena parte do seu limite de crédito.
  • Tenha contas de crédito diversificadas.

Se você seguir essas dicas, poderá melhorar o seu score de crédito e aumentar as suas chances de conseguir crédito.

banner horizontal solucao em credito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *