O Marketing Sazonal é uma das estratégias mais importantes para uma empresa conquistar ótimos resultados. Isso porque todas as empresas contam com certos períodos do ano que são mais favoráveis para as vendas, como Dia das Mães, Black Friday ou mesmo Natal.

Dessa forma, com um ano repleto de datas sazonais, os negócios conseguem realizar um planejamento mais eficiente para aumentar as conversões em momentos estratégicos, chamando a atenção de potenciais consumidores e estreitando a relação com os atuais clientes.

Então, se a sua empresa está precisando de dicas e informações sobre esse tema, prossiga com a leitura. Vamos ajudar você a entender melhor o que é o marketing sazonal e como colocar em prática estratégias assertivas na sua organização.


Mas o que é Marketing Sazonal?


O Marketing Sazonal se baseia em uma série de estratégias usadas para alavancar as vendas de um negócio em certos períodos do ano.

Isso se deve ao fato de existirem determinadas épocas, que são bem específicas, em que um serviço ou produto tem alta ou baixa demanda no mercado, podendo impactar, de maneira positiva ou negativa, a receita de uma empresa. E, por isso, esse acontecimento é denominado sazonalidade.

Logo, quando identificado quais são esses períodos, o empreendedor consegue realizar um planejamento para se preparar para épocas de baixa e potencializar os momentos de sazonalidade alta. Por exemplo, datas comemorativas, estações do ano.


Marketing Sazonal: como usar estratégias eficientes?


Depois de entender o conceito de Marketing Sazonal, vamos ajudar você com estratégias que podem ser usadas para aproveitar os melhores períodos do ano, contribuindo com o aumento de vendas, conquista de novos clientes e até fidelizações.


#1 Estude períodos e estabeleça um calendário


O primeiro passo para uma estratégia de Marketing Sazonal eficiente é se preparar com antecedência. Por isso, estude os períodos e comemorações do ano que possuem alta influência na sua empresa.

Portanto, analise as principais datas do calendário varejista e reconheça quais possuem maior relação com o seu negócio e os produtos ou serviços que você comercializa.

E fique atento para não se esquecer de datas que são voltadas para quase todos os públicos e nichos, como a Black Friday.

Aliás, é essencial verificar o histórico de vendas da sua organização para entender em que períodos o tráfego e as vendas foram maiores e menores. Veja se essas datas batem com alguma época em especial, seja uma estação do ano, data comemorativa ou um evento.

E, claro, monte um calendário que possa ser acompanhado por você e sua equipe.

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#2 Não se esqueça das datas nichadas


Grandes datas são sempre muito importantes, mas é preciso que você se lembre de datas que são voltadas para o seu setor de atuação. Ou seja, para o seu nicho.

Mesmo elas sendo de pouco conhecimento das pessoas, elas são boas oportunidades para elaborar campanhas que sejam diferenciadas. Dessa forma, você consegue chamar a atenção de clientes que já estão “de olho” nos seus produtos ou serviços e que estão esperando um estímulo para fazer aquisições.

Dessa maneira, na prática, funcionaria assim: se você tem uma empresa especializada em produtos da cultura nerd/geek (canecas, camisetas), aproveite o Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd, para fazer uma promoção especial ou cupons específicos para despertar o interesse dos consumidores.

Contudo, avalie, de verdade, se as datas selecionadas estão mesmo de acordo com o seu nicho e com o público que você deseja atingir.


#3 Estabeleça campanhas sazonais para o seu negócio


Depois de montar um calendário com datas de nicho e com datas de conhecimento popular, você precisa estabelecer campanhas sazonais para impulsionar as vendas.

Inicie essa parte do processo estruturando estratégias personalizadas para cada data escolhida, lembrando de considerar as preferências e interesses dos seus consumidores.

Então não se esqueça de customizar o site e as redes sociais da sua organização. Crie identidades visuais para cada campanha e escolha a melhor abordagem para chamar a atenção de possíveis e já clientes.

Também é muito importante ofertar benefícios únicos, aqueles considerados imperdíveis, para cativar o seu público-alvo. Entre eles estão: frete grátis, cupons de descontos, kits temáticos ou descontos especiais para produtos ligados a data escolhida. Afinal, as pessoas gostam de momentos como esse e muitas estão esperando por essas oportunidades para adquirir produtos e serviços.


#4 Determine quais serão os canais de comunicação


Após estabelecer as campanhas sazonais, é preciso determinar os canais e estratégias de divulgação para que as ações de Marketing Sazonal tragam excelentes resultados, atingindo os clientes desejados.

Assim, conheça as possibilidades para o seu negócio:

– Envios de e-mail marketing segmentados para diversas bases de contato;

– Uso do WhatsApp Business para encaminhar promoções exclusivas para clientes já cadastrados em sua base (e que tenham autorizado o envio);

– Conteúdos elaborados em redes sociais;

– Parcerias com influenciadores digitais que tenham macth com seu produto/serviço e público;

– Definição de anúncios pagos no Facebook Ads ou Google Ads;

– Estratégias de SEO para o seu site;

– Disparos de SMS para informar antes e durante sobre o período de promoções.


#5 Invista, organize e acompanhe os resultados


Planejados os canais de comunicação, começamos a chegar nas etapas finais de preparação para um Marketing Sazonal eficiente.

Portanto, é fundamental registrar todos os investimentos e recursos que serão precisos para colocar o planejamento e as estratégias em prática. Por isso, tenha bem definido qual é o orçamento disponível e faça o levantamento da mão de obra e infraestrutura que será necessária para executar tudo isso.

O que precisa ser analisado profundamente, nesse momento do processo, é o seu estoque. É preciso planejá-lo para que não seja gerado excesso e que nem aconteça a falta de produtos.

Logo, para que isso não aconteça, faça uma previsão de vendas que seja realista e assertiva, levando em consideração o seu histórico, o mercado atual e o resultado esperado em suas campanhas.

E o mais importante: lembre-se de acompanhar os resultados durante e depois das ações realizadas. Afinal, não adianta definir, estabelecer, planejar, investir e não analisar o que deu certo e o que não deu.

Veja esse momento como uma nova oportunidade, avaliando as ações que deram certo e ajustando as que não deram para gerar os resultados esperados da próxima vez.

Somente dessa maneira a sua empresa conseguirá realizar estratégias de Marketing Sazonal eficientes para o seu negócio.

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