Criado por psicólogos brasileiros em 2014 e virou lei em 2023 (14.556/2023), a campanha Janeiro Branco destaca a importância de dar atenção aos aspectos emocionais, conscientizando sobre os cuidados com a saúde mental.

O início do ano nos convida a refletir sobre nossas atitudes, sendo um momento propicio que geralmente traçamos metas e planos, onde desejamos colocá-los em prática. Nesse contexto, levar em consideração os aspectos emocionais, identificando as oscilações, entendendo os sintomas, seus desajustes e complicações é de suma importância para saber lidar com os possíveis problemas.

O conceito de saúde mental está atrelado a várias faces da saúde do ser humano, envolvendo os aspectos sociais, de trabalho e lazer. Uma pessoa equilibrada emocionalmente é capaz de tomar decisões mais conscientes, conseguindo reduzir os níveis de ansiedade e estresse.

Possuir uma saúde emocional equilibrada, vai além de não ter um transtorno, significa manter o bem-estar, qualidade de vida, estar bem consigo e com os outros. É saber driblar os estressores cotidianos, muitas vezes imprevisíveis, sabendo lidar com os problemas que surgem.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação
banner de consulta horaizontal

Um dos objetivos da campanha é a prevenção, por isso, segue algumas orientações para melhorar a sua saúde mental:

  • Praticar o autoconhecimento: é preciso fazer uma reflexão interna sobre sua própria vida, por isso questione-se para entender seus sentimentos e emoções, se perguntando como age, o que te faz feliz, seus pontos fortes e fracos, sonhos, seus maiores desafios da vida profissional e pessoal, qual a imagem que transmite aos outros;
  • Fazer atividade física: caminhar, correr, pedalar, dançar, nadar, praticar pilates, musculação etc. Encontre o exercício que mais se adapte com seu estilo de vida e seu gosto;
  • Ter momentos de lazer: ler, ouvir música, passear, viajar, se reunir com os amigos e familiares,
  • Investir em uma terapia: fazer terapia com psicólogo é uma boa prática para todas as pessoas, em todas as situações e momentos.

Manter uma rotina saudável é essencial para lidar melhor com as adversidades, ter equilíbrio emocional, qualidade de vida e saúde mental.

Psicóloga Greice Silva

CRP: 06/151514

banner horizontal solucao em credito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *